quinta-feira, 17 de junho de 2010

Canção do Alfabeto

Deixamos aqui como sugestão uma canção engraçada que podemos apresentar às crianças que se encontram em fase de iniciação à leitura e à escrita. Esperamos que gostem...

GramáTICª.pt


No decorrer das nossas pesquisas para a elaboração deste blogue encontrámos no site da DGIDC um link designado "GramáTICª.pt" que achámos bastante interessante e útil. Este contêm disponíveis materiais didácticos, fóruns temáticos para esclarecimento de dúvidas de carácter científico e pedagógico sobre o funcionamento da língua.


Posto isto, aconselhamos vivamente a consulta deste link.

Leituras Complementares


Ao longo do Semestre a professora sugeriu-nos alguns textos para leitura complementar, deixamos aqui alguns títulos desses mesmos textos.


"A formação em Língua Portuguesa" de Inês Duarte

"Desenvolvimento da linguagem" de Inês Sim-Sim

"Essencial sobre a linguística" de Maria Helena Mira Mateus e Alina Villalva

"A formação para o ensino da leitura" de Inês Sim-Sim


entre outros....


Para complementar estas leituras elaborámos uma ficha de leitura e um resumo.


O Novo Acordo Ortográfico

O Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em
Janeiro de 2009, no entanto até 2015 irá decorrer um período de transição, durante o qual ainda se pode utilizar a grafia actual.
Para percebermos melhor as regras do novo acordo ortográfico fizemos algumas pesquisas, onde encontrámos vários documentos, com as mais diversificadas opiniões mas houve um que nos despertou maior curiosidade e que partilhamos aqui.
Trata-se de um guia prático disponível no site da revista Visão, que nos ajuda a perceber melhor o Acordo Ortográfico.

Descobrir o Princípio Alfabético


Foi-nos proposto pela nossa professora a elaboração de um resumo relativamente aos documentos trabalhados ao longo do 2º Semestre.

Para realizarmos os nossos resumos escolhemos um artigo intitulado "Descobrir o Princípio Alfabético, da autoria da professora Ana Cristina Silva

Aqui ficam os nossos resumos....

Marisa

Patrícia

terça-feira, 15 de junho de 2010

Análise e Tipologias de Erros

Para trabalharmos esta temática a docente propôs que analisássemos alguns textos de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, que continham erros ortográficos.
Esta proposta tinha como objectivo verificar os erros ortográficos existentes, corrigi-los e identificar que tipo de erro estava presente.
Convêm salientar que para fazermos esta análise, baseamo-nos essencialmente na brochura "O ensino da escrita: dimensões gráfica e ortográfica".

A Escrita - Dimensões gráfica


A aprendizagem da expressão escrita assume um papel central no currículo escolar do aluno.Esta desenvolve-se por diversas etapas, sendo que primeiro mobiliza-se o conhecimento prévio e em seguida recolhe-se e selecciona-se a informação essencial, organizando-a de acordo com o nível de aprendizagem da escrita.



Desenvolvimento da linguagem oral - Actividades


Desenvolve-se através da apropriação de um sistema linguístico não consciente e, sem necessitar de um mecanismo formal de ensino, adquire-se e desenvolve-se através do uso.






"A aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam"


(Orientações Curriculares para o pré-ecolar.2009:66)

Consciência Fonológica - Actividades


O que é a consciência fonológica?


Denomina-se por consciência fonológica a habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem.



Utilizador proeficiente da Língua Portuguesa - Autora: Inês Duarte


Foi-nos proposto pela docente uma actividade que consistia na leitura de um texto da autoria de Inês Duarte, intitulado, "A formação em Língua Portuguesa na dupla perspectiva do formando como utilizador e como futuro docente da língua materna". Seguidamente, teriamos de responder à seguinte questão:


Segundo Inês Duarte o que significa ser um "utilizador proficiente da Língua Portuguesa" com vista ao seu desempenho como "profissional competente nesta área"?



Resposta - Marisa Ferreira

Resposta - Patrícia Silva

Síntese do Módulo A - Didáctica das Línguas:alguns conceitos básicos

Após terminarmos o Módulo A do Programa desta Unidade Curricular, foi-nos proposto a elaboração de uma síntese do mesmo para que, desta forma, apreendêssemos e assimilássemos os seus conteúdos.
Em seguida, anexamos as duas sínteses, que foram elaboradas individualmente.

Síntese Módulo A - Marisa Ferreira
Síntese Módulo A - Patrícia Silva

Didáctica das Línguas: alguns conceitos básicos

Linguagem- é uma forma particular de comunicar, mas não serve apenas para esse fim; serve também de suporte ao pensamento e, em circunstâncias normais, o pensamento concretiza-se sob a forma de palavras.

Comunicação- é um processo de troca de informações constituído por codificação, transmissão e descodificação.

Aquisição da linguagem- processo comum a todos os indivíduos, qualquer que seja a língua a que estão expostos, através do qual eles aprendem a sua língua materna, adquirindo as regras de funcionamento dessa língua por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos.

Faculdade da linguagem- capacidade do sistema cognitivo, inato e universal, que permite compreender e construir uma infinidade de expressões linguísticas.

Língua Natural- nome dado às línguas como o Português, o Inglês, o Árabe, etc. que podem ser aprendidas como línguas maternas. São manifestações espontâneas da capacidade da linguagem. Todas as sociedades têm uma língua natural.

Língua artificial- línguas construídas pelo homem (línguas que buscam a perfeição estrutural, evitando as ambiguidades; línguas internacionais; línguas secretas ou cifradas; sistemas lógicos ou matemáticos). Não são línguas maternas.

Língua- sistema gramatical organizado pertencente a um grupo de indivíduos. Trata-se de uma instituição social exterior ao indivíduo que resulta de um conjunto de convenções estabelecidas numa colectividade e aceites por todos os falantes.

(Definições retiradas de, Simões, Helena - Didáctica das línguas: alguns conceitos básicos, 2010. 15 Diapositivos. Acessível na Escola Superior de Educação, Setúbal, Portugal)

Introdução à Didáctica do Portugês - Início do 2º Semestre


Chegámos ao 2º Semestre...vamos entrar na recta final da nossa Licenciatura em Educação Básica!!!

Neste Semestre vamos ter uma Unidade Curricular designada, Introdução à Didáctica do Português, que nos proporcionará mais um conjunto de aprendizagens e conhecimentos que enriquecem a nossa formação enquanto futuras educadoras de infância.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Reflexão Final - Marisa Ferreira

Reflexão - Marisa

Reflexão final: Patrícia Silva

Na minha opinião, esta unidade curricular, foi muito importante, porque me chamou atenção para a importância das TIC, que cada vez mais se encontram presentes no quotidiano na vida das crianças.
No meu caso em perticular, esta UC, foi especialmente complicada, pois tudo foi novo para mim e encontrei diversas dificuldades em executar o blogue, foi uma descoberta.
No entanto, no meu ponto de vista, o trabalho final, foi um grande desafio, mas tambem considero que futuramente a construção deste blogue serve como fonte de pesquisa ao longo da vida de qualquer profissional, de modo a que se possa partilhar informação.

O que é uma recensão crítica??




Uma recensão crítica é um trabalho de síntese de um ou mais capítulos de um livro ou de um artigo, onde é feita a exploração do contexto histórico em que a obra foi elaborada fazendo também comparações fundamentadas de outros autores.

Uma recensão deve conter:
- a referência bibliográfica da obra;
- alguns dados biográficos relevantes do autor;
- o resumo da obra ou uma síntese do conteúdo;
- os principais termos teóricos que o autor utiliza;
Importa ainda referir que, ao fazermos uma recensão critica devemos preocuparmo-nos com a obra na sua totalidade para que não se percam detalhes e não se distorçam ideias.
Recensões da Marisa...

1ª- “Globalização e cidadania: reflexões soltas”; “Textos e literacias…”;“Educação e Novas Tecnologias”; “Será k a lguagem ds testes tá a mudar?”;“Novo conhecimento/Nova aprendizagem”.

2ª- “O Hipertexto e as práticas de Leitura”

Make Beliefs Comix

O Make Beliefs Comix é mais uma ferramenta disponível para criar banda desenhada. É um programa útil e prático, onde nos é possível escolher as personagens, bem como as suas emoções e expressões, permite mover a personagem, colocar as personagens frente a frente, entre outras coisas. É ainda possível escolher uma das cinco cores disponíveis para o fundo.

Witty Comics

É outra ferramenta que está disponível na internet e que nos possibilita criar uma banda desenhada. Mas tem algumas desvantagens, como é o caso de, quando estamos a criar a tira é obrigatório utilizar apenas as duas personagens e um dos cenários que são fornecidos no programa. Contudo, não deixa de ser um programa interessante para desenvolver trabalhos com os alunos.

Sprint Generator

Esta ferramenta permite-nos criar tiras de banda desenhada a preto e branco. São disponibilizados bonecos representando seres humanos e animais, caixas de diálogo, balões de pensamento, entre outras coisas.

Wordle

O Wordle é uma ferramenta disponível na internet, que nos permite colocar um monte de texto e em seguida apresenta-nos uma composição tipográfica com as palavras que utilizámos, organizando-as por tamanho, colocando as palavras mais utilizadas em grande plano. É possível também mudar o tipo de letra, a cor e a disposição das palavras.
Para ilustrar o que mencionamos anteriormente colocamos aqui o nosso Wordle, que foi elaborado a partir da história “ A Raposa e a Cegonha”.















quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como surgiu este Blog...

Este blog surgiu no âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e as TIC e tem como objectivo descobrir e aprender vários temas e conteúdos, tais como, literacia(s) e cidadania, competências de leitura e TIC e ainda competência de escrita e TIC.

Diigo


O diigo é uma ferramenta de investigação on-line, que pode ser muito útil para a organização de informação recolhida, podendo assim, torná-la acessível a todos.
Através do diigo existe uma partilha de informação, onde se pode discutir as opiniões de cada um, deste modo o Diigo funciona como uma rede de comunicação.

Romance da Raposa

Ficha técnica


Título: O Romance da Raposa

Autor: Aquilino Ribeiro (argumento) e Artur Correia (ilustração)

Editor: Bertrand Livreiros

Biografia do autor:
“Aquilino Gomes Ribeiro (1885-1963) nasceu em Carregal de Tabosa, Sernancelhe, e faleceu em Lisboa. Com o objectivo de ser padre, frequentou o colégio jesuíta da Lapa, os seminários de Lamego, Viseu e Beja. Em 1906 abandona o seminário e fixa-se em Lisboa, dedicando-se à defesa da república através de textos conspiratórios. Devido a uma explosão no seu quarto, onde morrem dois carbonários, foge para Paris e só regressa em 1914. Dedica-se então ao ensino e junta-se ao grupo da Seara Nova. Entre 1927 e 1928, sofre algumas perseguições e chega mesmo a ser preso, conseguindo fugir para Paris. Em 1959, é-lhe movido um processo censório pelo seu romance Quando os Lobos Uivam. A sua obra romanesca insere-se numa linha camiliana.”
Read more:
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=220#ixzz0cXcKDqEy


Deixamos aqui um resumo desta hilariante história para os mais curiosos!

"O Romance da Raposa" conta a história de uma raposa muito astuta e lambisqueira, a Salta-Pocinhas. A raposinha é mandriona e então faz tudo para ter a barriga cheia, engana tudo e todos, desde o Rei Lobo até roubar galinhas aos aldeões.
O primeiro contacto que tivemos com este conto, foi durante uma das aulas, quando visionámos um dos tantos episódios televisivos dedicados a esta obra.
Durante a aula, realizámos uma actividade, onde executámos perguntas-tipo para estas serem aplicadas, para uma melhor compreensão da história.

Photostory

O photostory é uma ferramenta que nos permite a partir de uma série imagens, fazer um filme. Podemos adicionar som (músicas ou narrações por voz) e movimento (transições e efeitos). Com este programa é possível fazer um filme que posteriormente pode ser gravado em DVD ou até mesmo ser publicado on-line.
O photostory é um óptimo programa onde a imaginação é o limite!
A nossa história é sobre os meninos de todas as cores.
"Meninos de todas as cores"


Jclic

O JClic é uma ferramenta de uso livre, desenvolvido numa plataforma Java e é utilizado para construir vários tipos de exercícios multimédia, como por exemplo, puzzles, sopas de letras, jogos de memória, quebra-cabeças, associações, entre outros. A tudo isto é possível agregar som e imagem para que se tornem mais atractivos. Esta ferramenta é uma boa base para o construtivismo na criação de actividades por parte dos profissionais de educação.


Deixamos aqui um link onde pode seguir todos os passos necessários para trabalhar com o Jclic...

http://www.e-profe.net/tecnologia/jclic/Uma_viagem_proj_unico/index.html

Os nossos jogos: Inglês; Descobre; Memória

Quem somos...

Olá...Somos alunas do 3º ano da Escola Superior de Educação de Setúbal e frequentamos o curso de Educação Básica.