quinta-feira, 17 de junho de 2010
Canção do Alfabeto
GramáTICª.pt
Leituras Complementares
O Novo Acordo Ortográfico
Descobrir o Princípio Alfabético
Para realizarmos os nossos resumos escolhemos um artigo intitulado "Descobrir o Princípio Alfabético, da autoria da professora Ana Cristina Silva
Aqui ficam os nossos resumos....
Marisa
Patrícia
terça-feira, 15 de junho de 2010
Análise e Tipologias de Erros
A Escrita - Dimensões gráfica
Desenvolvimento da linguagem oral - Actividades
Consciência Fonológica - Actividades
Utilizador proeficiente da Língua Portuguesa - Autora: Inês Duarte
Síntese do Módulo A - Didáctica das Línguas:alguns conceitos básicos
Didáctica das Línguas: alguns conceitos básicos
Comunicação- é um processo de troca de informações constituído por codificação, transmissão e descodificação.
Aquisição da linguagem- processo comum a todos os indivíduos, qualquer que seja a língua a que estão expostos, através do qual eles aprendem a sua língua materna, adquirindo as regras de funcionamento dessa língua por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos.
Faculdade da linguagem- capacidade do sistema cognitivo, inato e universal, que permite compreender e construir uma infinidade de expressões linguísticas.
Língua Natural- nome dado às línguas como o Português, o Inglês, o Árabe, etc. que podem ser aprendidas como línguas maternas. São manifestações espontâneas da capacidade da linguagem. Todas as sociedades têm uma língua natural.
Língua artificial- línguas construídas pelo homem (línguas que buscam a perfeição estrutural, evitando as ambiguidades; línguas internacionais; línguas secretas ou cifradas; sistemas lógicos ou matemáticos). Não são línguas maternas.
Língua- sistema gramatical organizado pertencente a um grupo de indivíduos. Trata-se de uma instituição social exterior ao indivíduo que resulta de um conjunto de convenções estabelecidas numa colectividade e aceites por todos os falantes.
Introdução à Didáctica do Portugês - Início do 2º Semestre
domingo, 17 de janeiro de 2010
Reflexão final: Patrícia Silva
No meu caso em perticular, esta UC, foi especialmente complicada, pois tudo foi novo para mim e encontrei diversas dificuldades em executar o blogue, foi uma descoberta.
No entanto, no meu ponto de vista, o trabalho final, foi um grande desafio, mas tambem considero que futuramente a construção deste blogue serve como fonte de pesquisa ao longo da vida de qualquer profissional, de modo a que se possa partilhar informação.
O que é uma recensão crítica??
Uma recensão crítica é um trabalho de síntese de um ou mais capítulos de um livro ou de um artigo, onde é feita a exploração do contexto histórico em que a obra foi elaborada fazendo também comparações fundamentadas de outros autores.
- alguns dados biográficos relevantes do autor;
- o resumo da obra ou uma síntese do conteúdo;
- os principais termos teóricos que o autor utiliza;
Importa ainda referir que, ao fazermos uma recensão critica devemos preocuparmo-nos com a obra na sua totalidade para que não se percam detalhes e não se distorçam ideias.
1ª- “Globalização e cidadania: reflexões soltas”; “Textos e literacias…”;“Educação e Novas Tecnologias”; “Será k a lguagem ds testes tá a mudar?”;“Novo conhecimento/Nova aprendizagem”.
2ª- “O Hipertexto e as práticas de Leitura”
Make Beliefs Comix
Witty Comics
Sprint Generator
Wordle
Para ilustrar o que mencionamos anteriormente colocamos aqui o nosso Wordle, que foi elaborado a partir da história “ A Raposa e a Cegonha”.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Como surgiu este Blog...
Diigo
Através do diigo existe uma partilha de informação, onde se pode discutir as opiniões de cada um, deste modo o Diigo funciona como uma rede de comunicação.
Romance da Raposa
Ficha técnica
Título: O Romance da Raposa
Autor: Aquilino Ribeiro (argumento) e Artur Correia (ilustração)
Editor: Bertrand Livreiros
Biografia do autor:
“Aquilino Gomes Ribeiro (1885-1963) nasceu em Carregal de Tabosa, Sernancelhe, e faleceu em Lisboa. Com o objectivo de ser padre, frequentou o colégio jesuíta da Lapa, os seminários de Lamego, Viseu e Beja. Em 1906 abandona o seminário e fixa-se em Lisboa, dedicando-se à defesa da república através de textos conspiratórios. Devido a uma explosão no seu quarto, onde morrem dois carbonários, foge para Paris e só regressa em 1914. Dedica-se então ao ensino e junta-se ao grupo da Seara Nova. Entre 1927 e 1928, sofre algumas perseguições e chega mesmo a ser preso, conseguindo fugir para Paris. Em 1959, é-lhe movido um processo censório pelo seu romance Quando os Lobos Uivam. A sua obra romanesca insere-se numa linha camiliana.”
Read more: http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=220#ixzz0cXcKDqEy
Deixamos aqui um resumo desta hilariante história para os mais curiosos!
"O Romance da Raposa" conta a história de uma raposa muito astuta e lambisqueira, a Salta-Pocinhas. A raposinha é mandriona e então faz tudo para ter a barriga cheia, engana tudo e todos, desde o Rei Lobo até roubar galinhas aos aldeões.
O primeiro contacto que tivemos com este conto, foi durante uma das aulas, quando visionámos um dos tantos episódios televisivos dedicados a esta obra.
Durante a aula, realizámos uma actividade, onde executámos perguntas-tipo para estas serem aplicadas, para uma melhor compreensão da história.
Photostory
O photostory é um óptimo programa onde a imaginação é o limite!
Jclic
Deixamos aqui um link onde pode seguir todos os passos necessários para trabalhar com o Jclic...
http://www.e-profe.net/tecnologia/jclic/Uma_viagem_proj_unico/index.html