quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Romance da Raposa

Ficha técnica


Título: O Romance da Raposa

Autor: Aquilino Ribeiro (argumento) e Artur Correia (ilustração)

Editor: Bertrand Livreiros

Biografia do autor:
“Aquilino Gomes Ribeiro (1885-1963) nasceu em Carregal de Tabosa, Sernancelhe, e faleceu em Lisboa. Com o objectivo de ser padre, frequentou o colégio jesuíta da Lapa, os seminários de Lamego, Viseu e Beja. Em 1906 abandona o seminário e fixa-se em Lisboa, dedicando-se à defesa da república através de textos conspiratórios. Devido a uma explosão no seu quarto, onde morrem dois carbonários, foge para Paris e só regressa em 1914. Dedica-se então ao ensino e junta-se ao grupo da Seara Nova. Entre 1927 e 1928, sofre algumas perseguições e chega mesmo a ser preso, conseguindo fugir para Paris. Em 1959, é-lhe movido um processo censório pelo seu romance Quando os Lobos Uivam. A sua obra romanesca insere-se numa linha camiliana.”
Read more:
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=220#ixzz0cXcKDqEy


Deixamos aqui um resumo desta hilariante história para os mais curiosos!

"O Romance da Raposa" conta a história de uma raposa muito astuta e lambisqueira, a Salta-Pocinhas. A raposinha é mandriona e então faz tudo para ter a barriga cheia, engana tudo e todos, desde o Rei Lobo até roubar galinhas aos aldeões.
O primeiro contacto que tivemos com este conto, foi durante uma das aulas, quando visionámos um dos tantos episódios televisivos dedicados a esta obra.
Durante a aula, realizámos uma actividade, onde executámos perguntas-tipo para estas serem aplicadas, para uma melhor compreensão da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem somos...

Olá...Somos alunas do 3º ano da Escola Superior de Educação de Setúbal e frequentamos o curso de Educação Básica.