Comunicação- é um processo de troca de informações constituído por codificação, transmissão e descodificação.
Aquisição da linguagem- processo comum a todos os indivíduos, qualquer que seja a língua a que estão expostos, através do qual eles aprendem a sua língua materna, adquirindo as regras de funcionamento dessa língua por simples exposição à sua utilização no contexto em que estão inseridos.
Faculdade da linguagem- capacidade do sistema cognitivo, inato e universal, que permite compreender e construir uma infinidade de expressões linguísticas.
Língua Natural- nome dado às línguas como o Português, o Inglês, o Árabe, etc. que podem ser aprendidas como línguas maternas. São manifestações espontâneas da capacidade da linguagem. Todas as sociedades têm uma língua natural.
Língua artificial- línguas construídas pelo homem (línguas que buscam a perfeição estrutural, evitando as ambiguidades; línguas internacionais; línguas secretas ou cifradas; sistemas lógicos ou matemáticos). Não são línguas maternas.
Língua- sistema gramatical organizado pertencente a um grupo de indivíduos. Trata-se de uma instituição social exterior ao indivíduo que resulta de um conjunto de convenções estabelecidas numa colectividade e aceites por todos os falantes.
(Definições retiradas de, Simões, Helena - Didáctica das línguas: alguns conceitos básicos, 2010. 15 Diapositivos. Acessível na Escola Superior de Educação, Setúbal, Portugal)
Sem comentários:
Enviar um comentário